17 de outubro de 2016

ASTRID CABRAL - 80 ANOS

A escritora Astrid Cabral completou 80 anos. Autora de uma obra importante, onde transita à vontade entre a poesia, o conto, o ensaio, a crítica e a tradução, é uma das maiores escritoras brasileiras, da estatura de Lygia Fagundes Telles ou Nélida Piñon.  Ou seria de Gilka Machado ou Henriqueta Lisboa?
Dezenas de pessoas, críticos de verdade (sabem o que eu quero dizer) já escreveram sobre a sua obra fundada na justiça e na liberdade. Nasceu poeta. E sábia.
Casou jovem com o também jovem e poeta Afonso Félix de Sousa, companheiro da vida inteira. Juntos levaram uma vida de amor e trabalho, e sobretudo de poesia para que os filhos se formassem íntegros e enfrentassem um mundo tantas vezes vil.
Astrid Cabral é uma poeta extraordinária e disciplinada que conhece e usa a fundo seus instrumentos. Como poderia, a professora que foi, não fazer o que tão bem ensinara? Poesia faz-se trabalhando. E Astrid atendeu a esse chamamento entregando-se resoluta à construção de sua prolífera obra.
O pessoal da Academia todo a conhece, tenho certeza. O que estarão esperando? Ainda discutem sobre até onde as mulheres podem ir?
Esperam por alguma graça? Será a morte uma graça? É verdade que ela talvez não aceitasse, É demasiado sincera, avessa a elogios fáceis. Mas isso não vem ao caso. O que vem ao caso é a falta de visibilidade merecida, até mesmo no momento em que completa 80 anos, sendo ela uma artista desse porte. E ainda mais: uma cidadã brasileira, que todos precisariam conhecer porque não se isenta de abordar temas tabus ou posicionar-se politicamente ante a hipocrisia do sistema. Talvez por isso seus pares relutem: criatura esquisita: mãe exemplar e poeta de excelência, não só possui o conhecimento do seu material de ofício mas tem o olhar original e crítico sobre as coisas do mundo. Que mulher é essa? Nós a queremos aqui?

Vivêssemos num país culto e civilizado haveria vários eventos programados em torno da autora. A imprensa, a reedição da obra, destaque nos suplementos literários. Mas não. Nosso País não é culto nem civilizado e vivemos um momento em que perdemos até a esperança dessa possibilidade.
É por isso que escrevo, minha querida poeta: para declarar que te admiro não só pela obra, mas pelo caráter, pela fidelidade às ideias que te sustentam, pela ausência de preconceitos e pela compreensão do mundo, que é sempre maior ao teu lado.

5 comentários:

  1. Que bela homenagem, muito enternece, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não se lembram dela na Academia,
    é de um patamar superior a qualquer Ribamar da vida,
    merece muito mais do que reconhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Astrid é poeta maior. E eu a parabenizo por sua obra e por sua existência. Parabéns, também, minha querida Helena, pelo belo texto e por sua poesia que, como a de Astrid, merece todos os louvores. Abraço cheio de saudade.

    ResponderExcluir
  4. Astrid conserva o mesmo frescor da menina de doze anos que, sob a copa de um mulateiro, muitas vezes à luz de um candieiro "Aladim", conversava sobre literatura, com jovens seis a oito anos mais velhos. Fundavam o Clube da Madrugada que, recentemente, a homenageou em Manaus. Salve a poeta "telúrica e aquática, um ser em harmonia com o chão de origem" ! Bjs, Léa Madureira Lima

    ResponderExcluir