6 de novembro de 2011

A GRÉCIA PARA OS GREGOS

Viva Melina!

por: Vera Maria Lopes



Pensando em dívida, não posso deixar de dizer que não entendo por que a Grécia não manda a conta para todos os museus (Londres, NY, Paris, Berlim...) que expõem aquelas estátuas de nariz quebrado, pau de fora e sem braços, ânforas, vasos, colunas jônicas !
E os direitos autorais das tragédias, e o esporte olímpico, as táticas militares e religiosas? E a cidade de Maratona por que não cobra royalt sobre o uso do nome a cada competição que se realiza em cada canto do planeta?
Ah e tem as fórmulas de Pitágoras, Arquimedes e as tábuas de logarítimos. Já pensou o que seria da engenharia e da arquitetura sem as fórmulas mágico-lógicas que os gregos nos deixaram?
E o arroz à grega?
Já pensou se eles resolvem apresentar as contas dos direitos autorais e royalties? Acho que Merckel, Sarkozy e Obama, no ajuste geral, teriam que passar mais algum para os gregos.
Acho que esta sugestão merece ser publicada no "Integrada e Marginal." Afinal a crise financeira da Grécia é uma preocupação global e esta é a modesta colaboração de uma endividada de carteirinha.





...

3 comentários:

  1. Helena: sempre bato nessa tecla quando converso com a Vera, aqui na universidade, sobre o tal "direito autoral". Autoria de quem? De um só indivíduo? De toda a civilização? A Vera foi econômica nas suas sugestões de cobrança, os inventores da bússola e da pólvora que o digam...

    ResponderExcluir
  2. Estimada y querida Helena, como siempre una aguda y certera reflexión, y que agradezco compartas con nosotros,

    Leo Lobos

    ResponderExcluir
  3. No meu tempo de universidade, compravam-se livros técnicos importados e editados na Rússia, em português, plagiados dos verdadeiros autores (os russos até trocavam os nomes, desrespeitando os direitos autorais). A esquerda festiva da época aplaudia essa afronta, dizendo que toda obra era patrimônio universal. Dá para entender?

    ResponderExcluir