5 de maio de 2012

EDUCAÇÃO & POLÍCIA

Hoje, sábado, é a Marcha da Maconha, que neste ano acontecerá em 37 cidades do Brasil.
As causas difíceis são mais lentas. Porque a sociedade é desigual e padece de falta de informações. A imprensa, por sua vez, não tem liberdade. Tem que seguir a voz do dono.
Lembram da Lei do divórcio? Nelson Carneiro batalhou por mais de 25 anos por ela. E parece tão antiga. Quanta coisa aconteceu desde então!
Mas o preconceito grassa ainda em outras áreas, principalmente as lucrativas.
Sinto muita pena de quem é contra a legalização.
Acho que é uma falta de compaixão não querer que os outros sejam felizes.
Vou, mas vou triste. Vejo mais notícias sobre a invasão? ocupação? das escolas pela polícia, sob o pretexto de coibir a violência.
É terrível que as escolas precisem de polícia. Não será porque os maus exemplos foram tantos, por parte de governos em geral, que as pessoas foram se decepcionando com tudo, deixando de acreditar? Não foi por causa de atos burocráticos dissociados da educação que os professores foram perdendo prestígio e respeito na sociedade? Não foi porque a televisão e a propaganda e as novelas e os programas cômicos foram ficando cada vez mais permissivos? Não foi porque os pais não tinham mais o que ensinar e passaram o encargo para os professores? Confirmado o fracasso do modelo, a solução, então, é a polícia? Polícia nas escolas, nas universidades, nas estradas, nas favelas?
Cada vez mais polícia?
Isso é um estado de direito?
Estamos mesmo muito mal. Só estamos bem em número de usuários do Facebook, atrás somente da Índia. E eu lhes pergunto (por favor, salvem-me): qual é a glória disso?
Lamento constatar que o Brasil embestou. E emburrou. Ninguém consegue conter a enxurrada. E nessa hora você vai fazer o quê? Engolir o Viradão com Luan Santana? Comprar na Eletro com Ivete? Ter um salário livre no Santander com Lília Cabral? Ou prefere um Jorge Vercillo bem geladinho?
Você merece, já dizia o Gonzaguinha.


...

Um comentário:

  1. E se merece, Helena, é dose essa nossa realidade.
    O Brasil potência abraçou à máxima de Washington Luis : " O problema social é um problema de polícia", se bem que a nossa violência é cultural, desde a escravidão, massacre indígena, perseguição sem freio às minorias.
    Em terra de coronézinhos e sinhozinos é assim, manda que atira, obedece quem fica ao alcance da bala (todos nós)

    beijo

    ResponderExcluir