4 de agosto de 2010

O MEU VOTO É PARA MULHER

Dizem que a campanha política está frouxa. O que é que vocês querem? Depois que candidato precisou registrar CNPJ tudo ficou claro. Com isso fica estabelecido o jogo de interesses a que chamamos comumente de negócios, e mais modernamente, em virtude da invasão, de business, que mesmo assim todos insistem em chamar de política. Posso dizer que fiquei estarrecida, mas pelo visto mesmo quem soube não pareceu se importar.

De qualquer forma acho que a campanha está quente. Há duas mulheres na parada, e digam o que disserem eu as acho lindas. As duas. Duas mulheres concorrem ao cargo de presidente do Brasil e isso não é fácil, meus amigos. Não é fácil enfrentar o machismo, o cinismo, as abusadas práticas masculinas "no trato" com as mulheres.

São capazes e corajosas, as nossas candidatas.

Ao contrário do que dizem, a campanha não está fria, está quente. Alguma coisa está em ebulição porque estamos no Brasil, esse maravilhoso e atrasado país e ainda assim há duas candidatas. E elas vão ganhar!

Valem ainda os costumes, e os costumes nunca favorecem a mulher. Existem as leis, mas leis são insuficientes. Existem os serviços, mas os serviços não são eficazes. As mulheres precisam de tudo o que lhes foi negado. Há muito tempo que eu acho, e até escrevi sobre a criação de um partido das mulheres, onde elas se organizassem de modo próprio, sem o modelo masculino. O partido não aconteceu, mas aí temos duas candidatas.

Lula venceu um dia e era operário. Quem diria? Um negro venceu nos Estados Unidos. Decepcionou? Não interessa. Sempre é um avanço. O próximo passo é a vitória de uma mulher. A história é assim, lenta, cansativa, só responde de geração em geração. Não é para ver. É só para avançar.


O título da postagem não é meu. Foi como respondeu o André, moço bonito que vende quiche na praia, ao ser perguntado sobre em quem ia votar. Não teve dúvida: Meu voto é para mulher. Gostei da resposta e lhe disse: Isso é que é voto de homem!

...

5 comentários:

  1. Passadinha de praxe para conferir as novidades! Tudo uma maravilha, como sempre.
    Beijabrações
    www.luizalbertomachado.com.br

    ResponderExcluir
  2. Passei pra deixar um "olá" e dizer que no Rio Grande do Sul, meu voto será feminino!!!! Beijão, amiga!!

    ResponderExcluir
  3. Verdadeiras as considerações, Helena. "A história é lenta, cansativa, geração após geração" de sofrida espera, até que se aproxima o maduro fruto. Conquistas, não sem longa luta, enfrentamento sim, resistência que sabemos tem que permanecer, em todos as etapas. Que não há "civilizados" afastados da barbárie, estampado nos jornais e nas casas. Vigiar e lutar. "Não é para ver. É só para avançar". E isto não é "meia razão". Agora, um crédito à mulher! Bjcs, Léa Madureira Lima

    ResponderExcluir