5 de junho de 2012

BRASIL X ALEMANHA

O título é só chamariz, nessa época de síndrome da Copa. Mas não é de todo enganoso.
A ultima postagem foi no dia 6 de maio. Muitas coisas aconteceram e não registrei. Acho que é porque tudo se atropela e eu já não acompanho mais. São tantas coisas que não organizo o pensamento. Mas registrar é preciso. Daqui a pouco a coisa vai.
Hoje em dia faço poucas coisas que mesmo assim para mim são muitas. Sou mulher, moro sozinha e - oh, o terrível agravante: velha. Vivo em perigo absoluto.
Mas não parei de pensar.
Por exemplo: Ronaldinho lá se foi para o Atlético deixando o Flamengo de boca aberta. Está programado para ser vendido, mas lutando até o fim pelos seus tostões. O irmão vende, ele vai. A prática não é nova. Já se fosse o Tostão, era outra coisa.  Pobre Ronaldinho! O que mais ele aprendeu? O resto é pagode.

Mais uma: Reunião do Comitê Olímpico no Sofitel, em Copacabana - alta cúpula. Arthur Nuzmann (cadeira cativa) Márcio Fortes, ministro (de passagem) Regis Fichter (em ascensão). E o prefeito? Satisfeito. Até o Beltrame está satisfeito. Vá entender! O esporte nos salvará.

Thor, o herói, também merece registro: Olhem bem para ele e verão: é oco. Pobre Eike, nem todo o dinheiro do mundo é capaz de preencher o rapazinho.

Propaganda eleitoral: Zito diz que no tempo em que pertenceu a outro partido foi tratado com todo o respeito. Agora está feliz no PP, junto com a Presidenta Dilma.
Alegrem-se brasileiros! Zito - o terror da baixada, está feliz. Outro que está feliz é o Francisco Dornelles.  Morreu? Como assim? Aquilo não morre. Aquilo é ruim de morrer.
As Universidades estão em greve. Uma menina foi estuprada dentro da escola.
Eu vi o Brasil na tevê.

Agora, há outras coisas, como Ulla Hahn, poeta alemã em versão de João Barrento para o português de  Portugal, que  me chegou pelas boas mãos do poeta e editor Joaquím Antonio Emídio.
E é o que vale.

Um jeito


Em silêncio
te vestiste
em silêncio uma vez mais
ternamente mentiste

Em silêncio
fechaste o portão
em silêncio a-
jeitaste o coração.









Homeopatia

cobriste-me de nudez o
corpo nu quando tive frio
envolveste-me em
frieza quando fiquei cansada
serviste-te do meu sono
Saciaste a minha fome
com fome  mataste com
sede a minha sede.
Quando o telefone toca
e ninguém diz nada
és tu do outro lado.

Fogo de alegria

Vinde todos é Páscoa sim
então tudo o que está podre
Saltam altas as faíscas
hereges insolentes anjos de luz

Saltério e harpa despertai
por nós atravessamos o fogo cada um
com a sua provisão de mortes

Vamos atiçar o cântico de louvor
enquanto vivermos estamos
condenados ao fogo ao
Juízo Final: todos os dias.
Agora.

...





Nenhum comentário:

Postar um comentário