19 de agosto de 2018

IMAGENS FALSAS

É lamentável como as mulheres, enfrentando qualquer risco, entregam-se às mãos de cirurgiões ou trambiqueiros para modificar-se, para tentar mais beleza, para vencer o tempo, para viverem mais uma ilusão de que durarão mais se forem mais belas. Iludidas quanto ao tempo, que não pára, não poupa nem perdoa.
Uma a uma foram mordendo as iscas das indústrias farmacêuticas e de cosméticos, e entregando-se às cirurgias para "corrigir" isso ou aquilo, que não combinava com o modelo. Qual modelo? Um modelo ditado pelos capitães da moda, que resolvem o que é preciso para fazer jus a um lugar na passarela? Qual passarela? Da homogeneidade. Da cópia mil vezes reproduzidas que transformou mulheres bonitas em criaturas bizarras, parecidas entre si, garotas bem proporcionadas em mulheres estranhas, senhoras de 60 em ex-mulheres de 30. Não percebem que isso é mais uma forma de dominação, que se estende ao corpo de cada uma e a vaidade fortalece.
Fodam-se as características pessoais. A ditadura da moda não quer saber se aquele nariz era tão parecido com o de sua mãe, que os seus cabelos crespos eram belos e livres e agora parecem uma vassoura; que as bocas, as sedutoras bocas têm hoje o mesmo traço e modificam o rosto.

Há quanto tempo? Dez, vinte (?) anos começou a loucura. Meninas de 18 anos querendo fazer cirurgia nos seios, aumentando-os, diminuindo-os, modificando-os. Aos 18! Meninas de classe média, mimosas e mimadas mandando olhares e súplicas aos pais. Por favor, papai! E lá vão os papais acompanhar (e pagar) as despesas da filhinha em cirurgias que, infelizmente, às vezes não dão certo. Também as mais pobres entraram no negócio e talvez até com mais apetite. Endividam-se para isso, enganam-se com isso.

Quando se pensa que a mulher está no caminho da independência do mundo masculino, eis que ele se apresenta, tão possível, tão promissor, tão mau como sempre foi.

E não são só as mulheres. Os homens (alguns homens) presas da vaidade e do amor pelo poder modificaram sua imagem, tornaram-se não sei que bicho estranho que impede até de que sejam reconhecidos. Mas penso que mesmo que tenham aderido à farsa das aparências perdem para as mulheres. Perdem feio.

Sei que cairão em cima de mim as mulheres que se deram ao direito de serem outras. Posso entender. Cada uma tem seus desejos. E dinheiro para pagá-los. Além do dinheiro, até com a vida.

2 comentários:

  1. Helena, estou a ler mais uma vez Camille Paglia num livro com o titulo Mulheres Livres Homens Livres.
    A sua prosa é mordaz e acutilante como a dela.
    Abraços
    Joaquim

    ResponderExcluir
  2. Será que não bastam os olhos da alma
    para devassar a beleza interior escondida
    atrás de rugas e cicatrizes marcadas
    por um tempo inclemente?

    ResponderExcluir