22 de setembro de 2010

TRÁFICO & PROGRESS0

Vontade de beijar os olhos de minha pátria
De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias
De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
E sem meias - pátria minha
Tão pobrinha!

..
Vinicius de Moraes
..

Escritas assim, acompanhadas, as palavras tráfico e progresso parecem incompatíveis. No entanto, também elas fizeram aliança. O combate ao tráfico de drogas traz progresso? Para alguém deve trazer, considerando-se progresso o enriquecimento rápido com consequências letais. Do contrário não seria tão contundente e a ele não seriam oferecidas tantas verbas.

No entanto, considerando progresso como a evolução da experiência humana, nos damos conta de quanto é prejudicado, uma vez que tem origem no preconceito e na força (armada) da autoridade.
Assim como o tráfico de influência, ao tráfico de drogas interessa, nos acertos ao pé do ouvido, os lucros e as comissões. Os danos são as vítimas sem nome. São negros, mulatos e brancos - todos pobres. Almas com frio, como escreve Dante Milano.
Saber o quanto falta esgoto no Brasil nos enche de vergonha. No entanto, na hora de votar, a televisão mostra os funcionários do governo levando as urnas em lanchas. para o eleitor semi-analfabeto, sem dentes e sem esgoto. E ele se sente importante. É o único dia em que ele importa.
Mesmo com as promessas de educação integral de Marina Silva; de saneamento básico, de Dilma ou de 13º para o Bolsa Família, de Serra, não nos iludamos. O combate ao preconceito não está em programa nenhum. E nós ainda estamos nesse pé.
O Brasil pagou a dívida com o FMI. Ninguém respeita um devedor - diz a candidata Dilma Roussef.
É o ponto de vista de quem só vê um tipo de conta.
Há outras contas de que somos credores e não cobramos. Por exemplo, as vítimas da política de combate às drogas, que acatamos, no melhor estilo norte-americano: homicida. Porque combater as drogas significa matar, sistematicamente, os moradores das periferias das grandes cidades, e de quebra quem estiver passando por perto. Mas os pobres são os preferidos. São tantos! E não fazem renda. Dão trabalho. É preciso educá-los e dar-lhes emprego? Mas eles são tantos! Mal sabem digitar uma senha.
O Brasil mudou, é certo. As estradas estão melhores, a comunicação digital é uma mania, a Petrobras é um sucesso? Isso não é progresso.
Progresso é caminhar com soberania, garantindo a cada um a liberdade que já é de cada um, e oferecendo condições de que a Nação evolua igualmente.
E isso, caros amigos, não se faz com armas.
Enquanto perdurar essa situação, não importa o quanto a publicidade (e os bancos) lhes ofereçam condições de ter um belo apartamento, um carro possante e boas aplicações. Você estará sempre sentindo o cheiro do ralo.
..

2 comentários:

  1. Garantir a liberdade que já é de cada um. Sim, deveríamos todos pensar nisso, cobrar isso daqueles que nos representam. Porém, desde pequenos somos ensinados a nos contentar com o que temos e não reclamar. "Liberdade? Não minha filha, liberdade é a mesma coisa que libertinagem, você tem é livre arbítrio para escolher as coisas certas. Não matar, não roubar, não usar drogas." Diziam-me algumas educadoras.. mas no fundo, somos livres para pensar e esse pensamento ainda irá revolucionar.

    ResponderExcluir
  2. "Mortos que protestam" e "Vivos que se calam".
    Muito bom este espaço. Obrigada por me incluir.

    Um abraço.

    Ana.

    OBS.: Não sou adepta da maconha, mas defendo com unhas e dentes sua legalização.

    ResponderExcluir