28 de outubro de 2011

POLÍCIA PARA QUEM PRECISA DE POLÍCIA





Houve um tempo em que as mulheres não votavam. Houve um tempo em que o samba era reprimido, assim como os terreiros de candomblé. Houve um tempo em que a a cocaína e outras drogas circulavam livremente pelos salões do Brasil, quando a elite copiava os hábitos europeus e falava francês. Usavam-na os ricos e as putas e movimentavam os casarões da rua Alice. A prostituição era proibida.
Houve um tempo em que o divórcio era proibido. Houve um tempo em que o amor homossexual era proibido.
Houve um tempo em que a bebida foi proibida e depois novamente permitida. Houve um tempo em que todo o mundo fumava, nos aviões, nos trens, em casa, no cinema.
Tudo passou. Sempre chega o tempo em que as coisas mudam, as necessidades se impõem, os interesses variam. A lei, sempre atrasada, chega lentíssima. Agora mesmo ouço dizer que os herdeiros do trono britânico já podem casar com católicos. Que bobagem! Mas até isso mudou.
A únca coisa que não muda é a polícia.
Vejamos o caso da USP: A Reitoria e a polícia fazem um acordo para manter a segurança no estacionamento do campus, onde já aconteceu um assassinato, estupros, espancamentos, assaltos e furtos em geral. Combinado isso, a polícia resolve prender três pessoas que estavam fumando maconha, no que se pode identificar uma ação conhecida popularmente como "mostrar serviço".
Por que motivo não ficam quietos e seguem observando a ver se não aparece algum ladrão, assassino ou estuprador? Quem é que não sabe que em todos os campus do Brasil os estudantes fumam maconha? Toda a faculdade, todo o parque toda a praia tem o seu fumódromo. Que palhaçada é essa? Vão prender quantos, para enfiar onde? No maravilhoso sistema carcerário brasileiro? Para uma temporada de recuperação? Para integrar o usuário na sociedade? Desculpem, mas às vezes ainda me irrito. Que bobagem!
Tudo passa.

E outra: é pela força que se dirimem os conflitos na USP? A Universidade não é um lugar para a formação das idéias? E elas precisam ser todas iguais? Então não sei para que servem. Melhor abrir uma fábrica de robôs.


...

2 comentários:

  1. PERFEITO !
    FALTA DO Q FAZER...
    AFINAL TÃO PROTEGENDO QUEM DO QUE ?

    ResponderExcluir
  2. A mesma polícia que sempre reprimiu professores em greve e estudantes em protestos vários agora é responsável pela "segurança" na USP. Só podia dar nisso.
    Além do absurdo de se reprimir uma prática - o uso da maconha - cujos efeitos não ultrapassam o âmbito dos próprios autores, ainda há, por trás das ações da PM no campus, toda uma conduta opressiva visando perpetuar o que há de pior na Universidade: a ausência de real democracia na instituição.

    Sobre isso aconselho a leitura do texto acessível em: http://expressaoliberta.blogspot.com/2011/11/nota-de-repudio-prisao-de-estudantes-da.html

    ResponderExcluir