SE foi erro do IPEA ou se o órgão tomou um puxão de orelha por divulgar dados tão escandalosos sobre agressões sofridas pelas mulheres não se sabe ao certo, mas não interessa. O que interessa é que elas continuam sendo dominadas física e psicologicamente pelos homens e nem as leis, nem a polícia nem a opinião pública dão conta do que acontece, sendo que muitas vezes não dão a mínima.
É chocante ter vivido uma época de conquistas por direitos da mulher e depois observar uma volta ao conservadorismo, do qual o machismo é componente essencial. Qual é a novidade? É evidente que os homens continuam pensando que toda mulher é uma puta em potencial, salvo a sua querida mãezinha, e olhe lá.
Não, desculpem. Todos, não. Muitos não. Mas uma grande, enorme quantidade, sim. Uma grande massa anônima de ignorantes, independentemente de raça, credo ou classe social. De insatisfeitos. De insensíveis. De raivosos seja lá com o que for. E há ainda os que escondem. Os que fingem.
As mulheres também fazem a sua parte, ninguém é inocente. Passam mais horas no salão de beleza do que buscando compreender a beleza. Mais tempo assuntando do que buscando conhecer, buscando, de certa forma, a igualdade, vestindo-se iguais, parecendo iguais, buscando-se nas telas, curtindo a si mesmas demasiadamente. Por isso pergunto
CURTIU?
E dessa
náusea profunda
que amigo me
consola
entre tantos
mil ?
Olhem os
cabelos bem cuidados
a maquiagem perfeita
disfarçando
olheiras
e as manchas
roxas
que o corpo
espalha.
Estarão
sangrando essas flores feias
abertas a
navalha?
Quem me dá
um toque?
Os dentes de
gesso
(só um está
quebrado)
mostram a
boca lacrada
para os
gemidos que calo
Quando a
noite acabar há de trazer
outras
alegrias do pagode
...
* este blog não segue as normas do acordo ortográfico
Tua imparcialidade é um espetáculo! Atinges a quem tensque atingir, Helena. Aplausos.
ResponderExcluirPode crer, escreveu bonito, tem muita hipocrisia na nossa sociedade!
ResponderExcluirQuem procura, acha...
ResponderExcluir