5 de abril de 2014

CURTIU?

SE foi erro do IPEA ou se o órgão tomou um puxão de orelha por divulgar dados tão escandalosos sobre agressões sofridas pelas mulheres não se sabe ao certo, mas não interessa. O que interessa é que elas continuam sendo dominadas física e psicologicamente pelos homens e nem as leis, nem a polícia nem a opinião pública dão conta do que acontece, sendo que muitas vezes não dão a mínima.

É chocante ter vivido uma época de conquistas por direitos da mulher e depois observar uma volta ao conservadorismo, do qual o machismo é componente essencial. Qual é a novidade? É evidente que os homens continuam pensando que toda mulher é uma puta em potencial, salvo a sua querida mãezinha, e olhe lá.
Não, desculpem. Todos, não. Muitos não. Mas uma grande, enorme quantidade, sim. Uma grande massa anônima de ignorantes, independentemente de raça, credo ou classe social. De insatisfeitos. De insensíveis. De raivosos seja lá com o que for. E há ainda os que escondem. Os que fingem.

As mulheres também fazem a sua parte, ninguém é inocente. Passam mais horas no salão de beleza do que buscando compreender a beleza. Mais tempo assuntando do que buscando conhecer, buscando, de certa forma, a igualdade, vestindo-se iguais, parecendo iguais, buscando-se nas telas, curtindo a si mesmas demasiadamente. Por isso pergunto


CURTIU?

E dessa náusea profunda
que amigo me consola
entre tantos mil ?
Olhem os cabelos bem cuidados
a  maquiagem perfeita
disfarçando olheiras
e as manchas roxas
que o corpo espalha.
Estarão sangrando essas flores feias
abertas a navalha?
Quem me dá um toque?
Os dentes de gesso
(só um está quebrado)
mostram a boca lacrada
para os gemidos que calo

Quando a noite acabar há de trazer
outras alegrias do pagode


...
* este blog não segue as normas do acordo ortográfico





3 comentários:

  1. Tua imparcialidade é um espetáculo! Atinges a quem tensque atingir, Helena. Aplausos.

    ResponderExcluir
  2. Pode crer, escreveu bonito, tem muita hipocrisia na nossa sociedade!

    ResponderExcluir