27 de abril de 2010

O VÍCIO DA GUERRA E OUTRAS PAIXÕES


Tarso Genro foi um dos quatro ministros — os outros foram Temporão, Carlos Minc e Paulo Vannuchi — que receberam ontem o inglês Mike Trace, ex-czar do combate às drogas na Inglaterra e presidente da International Drug Consortium (IDPC). Isso é o que disse a coluna do Alcelmo, hoje.

Vai ter reunião da grossa, pelo visto.

O que é o IDPC, vocês sabem? Eu não sabia, fui conferir. Só em inglês. A tradução da web, um horror, claro, mas dá pra entender. E do que li tive medo. Muita palavra, muita enrolação, um site todo empoado, excessivamente sério, como é preciso ser para tratar de assuntos sérios como a repressão. Proibir o ópio no Afeganistão ou a folha de coca na Bolívia é objetivo (é preciso estabelecê-lo), mas também é um jogo que os senhores sérios gostam de jogar com o objetivo de manter a moral e os bons constumes. De quem? Deles, naturalmente. Direitos humanos sim, mas só com alguma desumanidade para dar mais finesse ao movimento.

Já os que são a favor da legalização das drogas, do fim da guerra, do fim da corrupção na polícia, do fim do tráfico de armas, pelo cultivo caseiro, pelo direito ao consumo - esses não estão com nada. São do tempo das danças circulares, do cachimbo da paz, da união à natureza. Já eram. São remanescentes de uma utopia. É fácil dominá-los. É fácil exterminá-los.

Os senhores da guerra têm raiva de não serem mais jovens, de não terem mais sonhos, de só acharem prazer na morte. Estão preocupados com os jovens? Mentira. Têm inveja dos jovens que não estão ainda submetidos. Esse é o combate a que se dedicam: manter o pensamento único mesmo que para isso tenham que matar todos os dias.

Não ter vícios nada acrescenta à virtude.
- Poeta espanhol

...

3 comentários:

  1. Beleza de texto, disse pouco pra dizer tudo.
    "Otoridade", para mim, são bandidos fingindo seriedade, gente de qualidade duvidosa sobre a qual tenho todas as dúvidas e receios do mundo.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Heleninha, como sempre você fareja o cerne das questões. Tenho penas dos homens sérios e das suas barrigas cheias de empáfia.
    Plantar, colher, debulhar, comungar o cio da terra, isso eles não entendem.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Bom texto para um situação péssima!
    vou recomendar aos manos

    ResponderExcluir