31 de dezembro de 2010

QUE VENHA 2011


Do chão sabemos que se levantam as searas e as árvores, levantam-se os animais que correm os campos ou voam por cima deles, levantam-se os homens e as suas esperanças. Também do chão pode levantar-se um livro, como uma espiga de trigo ou uma flor brava. Ou uma ave. Ou uma bandeira. Enfim, cá estou outra vez a sonhar. Como os homens a quem me dirijo. (José Saramago)
...

Esperei até o último momento para desejar a todos, principalmente a todos os que se lembraram de mim e me acompanharam durante este ano, um Feliz Ano Novo.

Esperei porque queria oferecer-lhes algo novo. Mas depois de tantos novos anos, o que me ocorre é a velha palavra, a mais bonita, a que mais perseguimos e pedimos: esperança. E mais: que não nos abandone, não deixe que o peso dos anos vá apagando a chama tão necessária para continuarmos olhando para o futuro. Se será bom, se não será, isso não vem ao caso. O que importa é que estamos aí, e cada um de nós, de formas diferentes, enfrentamos nosso próprio destino.

São as mesmas as perguntas e indecifráveis as respostas. A velha palavra é, todos os anos, a mais nova, a mais capaz de nos fazer juntar forças para enfrentar desacertos, fatalidades e espantos.
Nunca contamos se durante o ano passamos mais ou menos contentes. Mais indignados do que entediados. Mais orgulhosos do que simples. Também não interessa. Passou. Agora é olhar o que vem por aí, e não é novidade para ninguém as palavras do poeta: "O primeiro amor passou, o segundo amor passou, mas o coração continua". A poesia sempre estará aí para nos salvar. E com ela estamos prontos.
Como Corinha, por exemplo, que já deixa o ano para trás e se prepara para quando o Carnaval chegar.
.....

7 comentários:

  1. Beijo grande querida, das bandas do sul....
    Simone
    Pelotas

    ResponderExcluir
  2. Feliz ano novo Helena, sempre belas palavras!
    beijos e abraços para ti e Corinha, que parece estar crescendo bem depressa.

    ResponderExcluir
  3. Legal Helena!
    Que a poesia nos salve e envolva pra continuarmos na luta!
    Beijos pra ti e pra fámília.

    ResponderExcluir
  4. FOii no ano velho que tive o prazer de comecer uma pessoa muito especial...Vc..
    DEsejo pra ti.. um otimo ano,fronteiras e formas não prevalecem, só a essencia das coisas..!!!!!!!!A gente se por aee !!!!!!!!!
    bjuss..

    ResponderExcluir
  5. Helena querida, um 2011 abençoado para você e familia, valeu a pena esperar teus votos de ano-novo pois nos presenteaste com uma linda mensagem.
    Deus abençoe o teu talento!
    Os amigos da Cacau show : Geiza e Paulo

    ResponderExcluir
  6. Cara Helena,

    Interessante a sua crônica. Meus melhores votos de um belo e exitoso 2011, com paz, boa saúde, novas alegrias e novas vitórias, para você e família.
    ARICY CURVELLO

    ResponderExcluir
  7. Querida Helena, el poeta mexicano Octavio Paz decía que los poetas somos como un río que avanza, retrocede, da un rodeo pero que llega siempre. Somos la esperanza que le pertenece a la vida, la vida misma defendiéndose. Vamos caminando a un lugar sin nombre, andamos, volamos los menos por campos de nubes blancas privilegio de un nuevo horizonte. Te abrazo desde Santiago de Chile, esperando que los días por venir estén a la altura de nuestros sueños. Muchas felicidades que sus propósitos más serios, más traviesos, más locos, más generosos, más apasionados, más creativos se cumplan este 2011.

    Leo Lobos

    ResponderExcluir