27 de novembro de 2010

A MAIORIA É BURRA

Os militares também revistam carros e até crianças. No momento, não há confrontos na região. O comércio na Penha está aberto, e o clima é de aparente tranquilidade. No início da manhã, traficantes trocaram tiros com militares.

Assim começa o sábado no Rio de Janeiro, onde o sol não quer nem espiar.
Assim seguimos nós prisioneiros das nossas escolhas. A maioria acha que Sérgio Cabral é o melhor para governar o Rio? Lula apoiou Sérgio Cabral. É a maioria, certo?

Pois essa guerra não tem fim. A maioria apóia. A maioria não sabe o que faz. A maioria se queixa dos impostos mas não se importa que eles sirvam para matar e prender. A maioria não sabe a quem serve o tráfico.
Nelson Rodrigues disse um dia que "A unanimidade é burra". E estava certíssimo. Que me permita avançar dizendo que a maioria também é burra quando pensa que só há uma solução para tudo. Justamente por isso é burra.
Há outras, mas a maioria ignora porque não foi educada para pensar com a própria cabeça. Fica gravando as mensagens massacrantes ou subliminares do poder constituído. Aprende só um pouquinho.
Há outras soluções, mas nem se fala nelas. As autoridades militares, os "consultores de segurança", os estrategistas na arte de matar discutem com aquele ar de quem sabe tudo. Mas as crianças estão sendo revistadas. Jamais serão crianças de verdade. O olhar amoroso, o alimento, a possibilidade de descobrir o mundo em suas inesgotáveis atrações. Piscinas para a população pobre, mas o pobre não pode entrar. Quer jogar tênis? Tênis é esporte de burguês, vai jogar uma pelada, otário.
Hoje é sábado, amanhã é domingo. Vinicius nem imaginava.
...

3 comentários:

  1. Nosso trabalho de conscientização está só começando. Ainda temos um longo caminho até essa galera entender como as coisas funcionam. O problema é que muitos têm memória fraca e vão acabar esquecendo. Quando verem que isso tudo deu em nada, já terão esquecido o que custou esse nada.

    ResponderExcluir
  2. A maioria tá cansada, a maioria é carente e precisa da proximidade de alguma autoridade que pense e faça por ela; daí, o sucesso da polícia boazinha que aparece na tv. De novo, como sempre, o mesmo teatro da hipocrisia: paz para inglês ver. Mas somos brasileiros e sabemos que, depois, tudo voltará ao "normal".

    ResponderExcluir
  3. discordo, votar é ter uma expectativa, não quer dizer que ela se concretizará,nem quer dizer que erraram ao votar.
    votar é escolher entre uns candidatos, se não gosto deles devo votar em branco, ou escolher o que me parece melhor e ficar sem governo algum? pense about

    ResponderExcluir