17 de julho de 2013

O OCASO DAS HIENAS


Os ingleses e os infalíveis turistas esperam o nascimento do bebê real. Pensam que estão fazendo parte da história. E estão mesmo. Uma história besta. Em pleno século XXI, fazem parte de uma sociedade que cultua reis e rainhas, não importa quem sejam ou o que não façam pelo país, a não ser gastar e encher páginas de revistas idiotas.

No entanto, ao enriquecer por outros meios, que não as heranças e a exploração corpo a corpo, algumas pessoas pobres tornam-se nobres. O barão do café, o rei do gado, a rainha das quentinhas, estendendo-se a outros segmentos, dos mais nobres cifrões, como no caso em que se uniram as famílias transportadoras com festa no Copacabana Palace, de onde atiraram à turba famélica bem-casados e notas de vinte reais. Nenhum deles, imagino, pensou na Revolução Francesa, até porque não devem ter chegado lá na escola. Mas as elites sempre sabem como humilhar os pobres, mesmo sem muita informação. 



Enquanto escrevo a multidão aumenta em frente a casa do Governador Sérgio Cabral - outro que despreza os pobres - e mais adiante, na Rocinha, num protesto pelo desaparecimento de um morador. Autoria: polícia, para variar. 


E por aí vamos vivendo, a ver no que vai dar essa mudança insólita que está acontecendo com os brasileiros, no momento em que identificam e não podem mais esperar pela lei para expulsar os opressores. Sabem que a lei foi feita para proteger interesses de forma diferente. Sabem que a justiça tarda e falha, e se faz sempre em benefício do mais rico.
Não há o espírito fraterno. Não há solidariedade como o papa diz que quer. Pura retórica. Houvesse, não haveria mais a pobreza. 
Sabemos que o papa não fala sério. Faz um papel. Faz o que esperam dele. Mas lá no fundo sabe que a igreja acoberta crimes, e o maior deles é seguir, século após século, enganando a massa com histórias de caridade e tolerância, enquanto se esbalda na luxúria e não tolera dissidências. 
Ao contrário do prefeito e dos ministros, não acho que o Papa não seja motivo de manifestações contrárias, como se fosse uma unanimidade. Não é. Representa uma instituição comprometida com as elites, dá as costas aos pobres que nela confiam, abusa da fé de seus seguidores; não sabe onde gastar o dinheiro que amealha e - pior, acoberta os crimes de seus representantes.
Por causa da visita do Papa já foram cortadas 334 árvores e morreu uma pessoa na Guiana Francesa. 


OCASO DO SÉCULO
Wislawa Szymborska
Trad. Regina Przybycien


Era para ter sido melhor que os outros o nosso século XX
Agora não tem mais jeito,
os anos estão contados,
os passos vacilantes,
a respiração curta.

Coisas demais aconteceram,
que não eram para acontecer
e o que era para ter sido
não foi.

Era para se chegar à primavera
e à felicidade, entre outras coisas.

Era para o  medo deixar os vales e as montanhas.
Era para a verdade atingir o objetivo
mais depressa que a  mentira.

Era para já não mais ocorrerem
algumas desgraças:
a guerra por exemplo,
e a fome e assim por diante.

Era para ter sido levada a sério
a fraqueza dos indefesos,
a confiança e similares.

Quem quis se alegrar com o mundo
depara com uma tarefa
de execução impossível.

A burrice não é cômica.
A sabedoria não é alegre.
A esperança 
já não é aquela bela jovem
et cetera, infelizmente.

Era para Deus finalmente crer no homem
bom e forte
mas bom e forte
são ainda duas pessoas.

Como viver - me perguntou alguém numa carta,
a quem eu pretendia fazer
a mesma pergunta.

De novo e como sempre,
como se vê acima,
não há perguntas mais urgentes
do que as perguntas ingênuas.

...

3 comentários:

  1. poema lindo, hein, Helena!
    obrigado por compartilhar.

    bjones

    Enzo

    ResponderExcluir
  2. Estupendo!!! crônica maravilhosa, vai escrever bem assim aqui neste espaço, criado por quem tem o que dizer.
    E diz como poucos.
    O poema acompanha teu texto em um casamento perfeito, melhor do que aquele do Copacabana Palace, pela verdade que contém.

    beijo e saudades

    ResponderExcluir
  3. Conversei com Tom os assuntos por ti desmascaradamente abordados no "CASO DAS HIENAS".Por que com Tom?porque não encontro nenhum humano que saia fora do rebanho para pensar. Tenho que melhorar meus contatos.Confisquei o blog da publicação da Ana.
    Tentei te enviar um email,não sei se consegui acertar.Bjo.

    ResponderExcluir