17 de outubro de 2013

OS VERME

foto do Estadão
Gosto muito de ouvir escutas telefônicas entre traficantes. Aprendo muito. Conheço palavras novas e reconheço outras, velhas, empregadas com outro sentido. Os verme, por exemplo, eu adoro. Tu tá nesse negócio, eu tô nesse negócio, tu corre pro teu que eu corro pro meu a gente taí pelo crime. 
Negócios, como vêem. Quer dizer que o contribuinte mantém uma sede própria para atuar no conflito de interesses Estado X Crime. Como numa novela. Quando se vê, são irmãos.
O único problema é que o policial jura prestar serviço à população. O bandido não jura nada. Por isso o policial é pior. 

O que eu gostaria de saber é como a Globo consegue as gravações sempre com exclusividade? Assim como planta provas, a polícia não pode plantar gravações? E quem melhor do que a Globo para fazê-lo?
Quem é que pode acreditar numa polícia que planta provas e ainda combina a estratégia por olhares e gestos, na frente das câmeras. Bando. De um lado e do outro, é tudo bando. 
E quem são os homens que deram tiros de revólver, escondidos na esquina? E o cara que estava no telhado da Câmara, que nunca mais se falou nele? Onde está? Quem é?

A polícia, meus amigos, não conhece nem o significado da palavra prevenir. A polícia vai com 600, 700 homens, e não consegue debelar a ação de 50. Como assim?
Por que a polícia não consegue fazer a tal ação preventiva? Os policiais deixam até queimar o seu material de trabalho, no caso recente do Rio e São Paulo, um carro e um ônibus.
Para onde estavam olhando os policiais que não viram (e não guardaram) os veículos?
Por que a polícia deixa as coisas chegarem a esse ponto?
O que é que está aí que eu não estou percebendo?
Por favor, me digam o que é preventivo. Será que eles pensam que é preservativo? Presiganga? Presilha?
Sou de opinião que quando policiais oferecem um carro para incendiar devem pagar por ele. Por que não? O funcionário público é responsável pelo material de trabalho que o Estado põe à sua disposição para cumprir seu trabalho. Se ele não cuida, paga. Simples. 


O que se sabe é que a essa hora algum homem, em algum lugar do Rio de Janeiro, está sendo preso, torturado e morto. Centenas de Amarildos sucumbem diariamente. Não são ninguém, esses mortos sem identificação. Quando a polícia marca e vai atrás, ele já sabe. Mesmo assim foge. Primeiro são os cachorros que latem sem parar. Ouve-se um grito ali e aqui que se aproxima. É os verme. Chegam perto. Pegam o fugitivo. Por alguns minutos se houve os gritos. Mais altos no início, depois enfraquecidos. A favela toda está alerta. Ninguém se mexe da cama. Um estampido finaliza a cena. O silêncio fica maior do que o céu onde se perdem os olhos do morto. Os acordados aplacam a taquicardia e finalmente dormem. Há que levantar cedo. 
Amanhã terá morrido um individuo. Possivelmente jovem, possivelmente preto e analfabeto. Com toda a certeza um brasileiro. 



  

5 comentários:

  1. Acompanho seu blog a algum tempo a sinto falta quando escreve pouco ou demora de postar algo interessante, esse texto está ótimo, parabéns viu.

    www.escrevendoespanando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fico boquiaberto como consegue ser objetiva, clara, precisa, cirúrgica, coerente, lúcida e inteligente, dentro de um quadro contextual tão sórdido, arrogante, cínico, escroto, mesmo, e extrair do texto beleza, lirismo e humor. Com certeza, a arte do bem escrever é para poucos. Você, por exemplo. Parabéns. Muito obrigado por amanhecer me lembrando da minha raiva. Quem sabe, um dia, ela valerá alguma coisa? Beijos meus

    ResponderExcluir
  3. Embora seja verdade o que vc escreveu , tenho que dizer o seguinte : Nós temos a polícia que escolhemos !! Quando colocamos esses pseudo-socialistas no poder , tipo Lula , Dilma , e outras aberrações , e eles com medo de modernizar as forças de segurança , pois assim seriam mais facilmente investigados nas suas falcatruas ,optaram por deixar tudo como era durante o regime militar . Detalhe : Pm é uma polícia ostensiva , organizada militarmente para combate urbano , choque , e , combate a distúrbio . Polícia civil é para investigar . Conduzir inquéritos ,e agir judicialmente . As 2 polícias não cumprem o seu papel , porque o governo imundo que se instalou no Brasil , não deixam !!!

    ResponderExcluir
  4. Não gostei do seu tom arrogante. Jogar pedras é fácil. O que você faz para mudar a situação: escreve num blog, só??? Isso é muito fácil. A realidade é complexa e uma pessoa do bem tenta buscar o questionamento sim, mas sem baixarias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo.
      Não é arrogância, é cansaço. O cansaço traz o desencanto, e o desencanto, a ironia.
      Ninguém me pergunta se tenho soluções. Nem me responde ao voto. E nem tenho mais forças para atirar pedras. Faço o que posso fazer. É pouco? É o que posso.

      Excluir